Fashion Law

Banco de Imagens e Direitos Autorais

Em era digital arrumar um tempo para fotografar e estar sempre com conteúdos inéditos é privilégio! Por isso, os bancos de imagens são a solução para várias pessoas que às vezes não conseguem estar criando conteúdos visuais constantemente.

haley-phelps-62815

Haley Phelps

(O Unsplash é um banco de imagens onde os créditos não são obrigatórios, mas antes de baixar é exibida uma mensagem falando que você PODE atribuir os créditos se quiser, foi o que eu fiz)

A questão é: Como saber se o que estou “pegando” é livre de direitos autorais?

blue-jeans-1867042_1920(Imagem do Pixabay que na descrição consta: CC0 Creative Commons | Grátis para uso comercial | Atribuição não requerida)

Qualquer imagem que você pretenda utilizar (não sendo sua) você deve pedir autorização ou checar se esta é livre de direitos autorais, caso contrário é proibido utilizar qualquer conteúdo sem prévia autorização.

É muito comum de se ver, principalmente em rede social, outras pessoas “printando” fotos e utilizando-as em sua “timeline” sem sequer entrar em contato com o proprietário. E se você está utilizando uma imagem que também possui um indivíduo, existe não só o direito autoral, mas também direito de imagem.

Closeup of woman holding shopping bags with copy space(Imagem do site Pexels | Grátis para uso comercial | Atribuição não requerida)

A internet traz a sensação de que tudo que está nela é público e por isso qualquer pessoa pode “pegar” e usar. As facilidades que a web trouxe não pode ser confundida com “domínio público”.

O principal é você se certificar de que o que está postando é de “livre” uso ou possui a devida autorização, e assim evitar qualquer dor de cabeça futura. Aqui estão alguns exemplos de bancos de imagens que são livres de Direitos Autorais ou que disponibilizam a compra das obras.
É sempre válido checar qual o tipo de licença das imagens.

BANCO DE IMAGENS: Pixabay; Unsplash; Flickr; Magdeleine (possui imagens de domínio público e  que também exigem os devidos créditos ao autor); Pexels; Iso Republic.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *