Fashionsumerism

Economia Circular – Nova aposta na Indústria da Moda

Algumas expressões não saem da boca de ativistas, designers, produtores e simpatizantes da Indústria da Moda atual, especialmente ligados à Moda Consciente e com Propósitos aliados à preocupação com as mazelas sócio – ambientais trazidas pela acelerada indústria, levando à construção de novas economias, como a economia circular.

A Indústria da Moda foi avaliada recentemente em 3 trilhões de dólares, sendo só no Brasil, 200 bilhões de reais anuais, segundo o Sebrae, não restando dúvidas sobre a relevância da mesma, sendo considerada a segunda indústria que mais polui, perdendo somente para a indústria do petróleo. Com todo este crescimento, novos caminhos já estão sendo seguidos na preservação do meio ambiente por empresas de moda consciente.

Ecomaterioteca – Minas Trend

A economia circular é um termo genérico para os modelos de negócios e processos industriais que não geram resíduos, mas sim, reutilizam os recursos naturais repetidamente e ganhou popularidade mundial entre as empresas nos últimos anos, graças aos seus benefícios ambientais onde os resíduos se transformam em recursos úteis para a fabricação de novos produtos.

Ecomaterioteca – Minas Trend

Entretanto, apesar da sustentabilidade ainda ser um assunto complexo para o consumidor médio, que mesmo tendo boas intenções ainda optam por não fazerem escolhas éticas, ao mesmo tempo surge uma nova consciência com a nova geração que já atua na probabilidade de aumento de vida útil de seus produtos, escolhendo peças que durem mais, com melhor qualidade e que tenham propostas de ajuda ao planeta.

Ecomaterioteca – Minas Trend

O tema foi abordado no Minas Trend que finalizou na semana passada no intuito de levar esta nova economia aliada ao bem estar do planeta à empresários e consumidores finais. Além de oficinas sob a direção de Gabriela Marcondes e Denise Frade, fundadoras do Projeto EcoMarioteca que trata diretamente sobre a conscientização no campo dos resíduos têxteis nas indústrias de confecção.

Denise Frade e Gabriela Marcondes

A economia circular é uma saída de extrema importância para o desperdício e impactos ambientais através da reciclagem e do Upcycling.
Faça sua peça circular no mundo! O Planeta agradece!

Referências: feam.br e @fashionlawsumerism

Fotos: Acervo Ecomaterioteca.

Por: Paty Barbosa
Fashion Lawyer, Designer de Moda, Empresária, Ativista pelo Fashion Revolution, Articulista e praticante do Upcycling por sua marca de roupas @bymyhandsfashion.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *