Fashion Law

Fashion Law em Minas Gerais!

No dia 09/08, pela primeira vez em Minas Gerais foi realizado o Fórum de Direito da Moda na OAB/MG, organizado pela Comissão de Direito do Audiovisual, da Moda e da Arte, na qual faço parte como coordenadora da área de Moda, em parceria com a comissão da mulher advogada.

Fórum Direito da Moda (7)Uma das peças expostas no evento da marca sem gênero FEMMAN.

Trazer conhecimento do tema e de sua importância foram um dos pilares para que acontecesse tal evento, que contou com a participação de referências no assunto, como as advogadas Deborah Portilho e Thays Toschi, respectivamente Presidentes das comissões de Direito da Moda do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Fórum Direito da Moda (11)Roupas feitas a partir de tecido peruano da estilista Monika Zavala (Escola de Moda Denise Aguiar).

Temas como concorrência desleal, pirataria, cópia e o panorama atual do direito da moda no Brasil foram alguns dos pontos abordados, além de um debate com profissionais da área fashion sobre uma “Moda Consciente”, tema da exposição que aconteceu paralelamente ao seminário.

Fórum Direito da Moda (12)Coleção Evitá Perón, da aluna Aline Meira da faculdade UNA.

E o que seria uma “Moda Consciente”? Qual o sentido ao falar sobre consciência na indústria fashion? Teria a ver com relações de trabalhos justas e transparentes? Com processos de produção que não degradam o meio ambiente? Com reciclagem e reutilização de resíduos sólidos? Ou com a valorização do trabalho manual desestimulando o consumo desenfreado do Fast Fashion?

Fórum Direito da Moda (20)Criações desenvolvidas pelos alunas da Universidade Estácio de Sá.

Sem dúvida a discussão é longa, porém deve-se observar que há uma nova geração de consumidores e profissionais atentos e questionadores sobre todas as indagações feitas anteriormente. E isso reflete diretamente em uma consciência na moda, saindo até mesmo de um tédio massificado pela quantidade de produtos ofertados semanalmente nas lojas.

Fórum Direito da Moda (19)Peças desenvolvidas pelos alunos da Universidade Fumec.

Professores, Pesquisadores de tendências, Designers, Influenciadores Digitais, Advogados e Profissionais da área participaram de um dinâmico debate sobre o tema, mostrando as visões de ambos os lados e como é importante os “fashion lawyers” e profissionais da Moda estarem juntos na construção de um mercado mais justo e inovador.

Fórum Direito da Moda (16)Roupas feitas a partir de tecido africano da estilista Cris Bitar, marca Analex (Escola de Moda Denise Aguiar).

O processo é árduo, principalmente no que diz respeito ao tema “Fashion Law”, que está começando a ter mais espaço no mercado jurídico e fashion como um todo, e Minas pode dizer que oficialmente teve o Direito da Moda introduzido com sucesso nesse primeiro Fórum.

b35ae7ca-55bf-49ae-b586-db4a9e716e01Dra. Deborah Portilho e Dra. Thays Leite Toschi.

Apoio e agradecimentos:
OAB/MG; Comissão de Direito do Audiovisual da Moda e da Arte; Comissão da Mulher Advogada; AMEM (Associação Mineira das Empresas de Moda), Paula Moreira e Ana Dzenk; Escolas de Moda Denise Aguiar, Estácio, UNA, Fumec e marca FEMMAN; Gabriela Schott; Carolina Bicalho (Mumo); Tami Halabi; Aldo Clécius; e Carla Mendonça.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *