Fashion Business

Mercado competitivo e concorrência desleal na indústria da Moda

Mercado saturado, tédio em massa e medo de arriscar são formas de dizer que surgem a cada dia empresas voltadas para aquilo que já se tem/ já se vende no comércio.
E como sobreviver em meio aos concorrentes já consolidados e aqueles que surgirão inevitavelmente?

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Diz-se que a livre concorrência se inicia a partir da Revolução Francesa com o surgimento da competição de mercado, sendo que a Revolução Industrial intensificou mais ainda tal prática.
A Constituição da República de 1988, prevê em eu artigo 170, inciso IV a livre concorrência, com intuito de barrar as práticas entendidas como concorrência desleal.
E o que seria esse ato?
Entende-se como deslealdade quando o empresário age de má-fé para prejudicar o seu concorrente.
Preços abaixo do mercado, ou até mesmo abaixo dos custos podem ser encarados como estratégias para inviabilizar o negócio do oponente.

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A intenção daquele que extrapola algum ato de mercado é eliminar a concorrência para poder praticar preços elevados futuramente, compensando assim as perdas anteriores com suas práticas “desleais”.
O cliente pode até pensar de início que está sendo beneficiado, mas e depois? Esse preço irá aumentar quando o concorrente fechar? A qualidade do produto é inferior? Terá durabilidade?
Essas são perguntas básicas que o consumidor deve fazer ao perceber preços muito baixos, principalmente no mercado da Moda (sem adentrar no assunto tão discutido atualmente relacionado a exploração de mão de obra análoga à de escravo).

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Então como chamar a atenção do seu cliente mesmo se o preço for mais alto?
Como oferecer algo a um valor que alguém estará disposto a aceitar?
O primordial antes da abertura de qualquer negócio, principalmente na indústria fashion que há tantos concorrentes a preços muito baixos, é submeter a empresa a um bom plano de negócios.
Descubra quem é o seu público-alvo e a partir daí trace as estratégias de acordo com as regras de livre concorrência.
A princípio, por exemplo, um produto de uma grife de luxo internacional “copiado” no interior de uma cidade brasileira pode parecer não afetar os lucros dessa empresa, mas e quando é um concorrente direto que adota essa prática?
Isso diminuiria sem sombra de dúvidas as chances de bons resultados daquele que sofreu com isso.

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O mercado econômico caracteriza-se como neoliberal, ou seja, é preciso haver formas/ instrumentos que permitam a livre concorrência, seja na Moda ou qualquer outro setor da economia.
Portanto, se você é um empresário ou pretende entrar para o ramo tenha cuidado no momento de oferta e divulgação de um produto, evitando não só a concorrência desleal, mas principalmente garantindo a sobrevivência do negócio.

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