Fashion

Moda e Arte – Existe separação?

Há quem diga que a Moda não pode ser considerada como arte no sentido mais subjetivo desta, tendo em vista ser abalizada “arte aplicada”, ou seja, aquela que traz algo útil para o mundo cotidiano com o famoso “design”, não sendo apenas uma forma de expressão (arte pela arte).

Já diria uma das estilistas mais respeitadas e famosas do mundo fashion, Chanel, que a Moda está em todos os lugares, em todos os momentos, ao nosso redor e tem a ver com o que está acontecendo. Moda é história, já foi considerada política de estado, é status, psicologia, auto-estima, segurança, mensagem, é o reflexo subjetivo de cada ser humano na sua forma mais objetiva por assim dizer.

Enxergar além do óbvio de uma peça de roupa é o primeiro passo para compreender a ligação entre Moda e Arte, já que ambas são formas de expressão, transmitem mensagens e são frutos da criação humana. Um desfile de Moda tem sempre um conceito por trás daquelas peças “úteis” ao guarda-roupa humano, uma inspiração na arquitetura, na música, em uma cultura, livro, dança e todas as inúmeras formas de apreciação da estética e expressões. Para entender tudo falado acima, o vídeo abaixo produzido pela revista Vogue Índia, mostra o conceito evolvendo esse universo fashion e suas particularidades artísticas que vão muito além da “Arte aplicada”.

O vídeo acima é a exemplificação de que ambas as áreas se complementam, fazem parte da criatividade humana, e embora exista divergência sobre o discutido em questão, é fundamental compreender que a estampa de uma roupa pode ser fruto do quadro de um artista, ou então, que uma exposição de Moda pode trazer um conceito maravilhoso por trás das peças. É preciso Ir Além.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *