Fashionsumerism

MODA “LESS”

Sexo, Idade e Estações são importantes pada a Moda? Momentos marcantes na história são espelhos para a Moda, aliás, ela, nada mais é que isso: reflexos de atitudes reiteradas dentro de um contexto, sejam eles de cunho político, econômico, social e cultural e que são expressadas na forma de se vestir, definindo todo o comportamento de uma época.

A moda atual está menos preconceituosa, minimalista, sustentável e mais disruptiva (expressão com origem no inglês DISRUPT que possui característica de ruptura com os padrões) e muito mais engajada aos acontecimentos ao nosso redor. A discussão de gêneros, por exemplo, não é nada atual e sempre esteve em pauta na moda, mas hoje, aplicada de forma mais livre!

Quem não se lembra dos looks usados pelas mulheres na II Guerra Mundial? Ou do estilo TOM BOY sendo introduzido por Chanel na década de 20? Mulheres e homens sentem-se cada vez mais com autonomia de construírem sua própria moda e serem fieis aos seus estilos e identidades sem muito receio.

Sim! A moda está livre e graças a grandes marcas, como por exemplo, a Ahlma, do diretor criativo e escritor, André Carvalhal, que vem a cada dia se libertando das amarras e imposições sociais. Surge assim, a moda LESS: Genderless, Timeless e Ageless.

Além da quebra de barreiras entre a moda masculina e feminina, a moda LESS vai além. Coleções são criadas não mais baseadas em sexo, idade e tempo. Ou seja, peças versáteis que vestem de adolescentes a idosos (Ageless), sejam homens ou mulheres (Genderless) e para qualquer estação (Timeless), ratificando, a cada dia mais a democratização da Moda no cenário atual, o que é extremamente positivo. A quebra de imposições na moda tem libertado e dignificado seres que a usam como forma de manifestação. Afinal, a moda é para todos!

Por: Paty Barbosa
Fashion Lawyer, Designer de Moda, Empresária, Ativista pelo Fashion Revolution, Articulista e praticante do Upcycling por sua marca de roupas @bymyhandsfashion.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *