A sustentabilidade na Moda está sendo discutida constantemente nos mais diversos meios de comunicação e não há como ignorá-la.
A capital mineira vem se mostrando cada vez mais engajada com esse novo comportamento de mercado e trouxe uma exposição neste mês de Outubro dedicada a essa temática, a Eco-materioteca.
O intuito é trazer compreensão aos visitantes sobre os processos de produção têxteis sustentáveis, formas de reaproveitamento através da aplicabilidade em roupas, acessórios e objetos, além de mostrar materiais catalogados disponíveis no mercado têxtil para a produção de produtos (sustentáveis) nas áreas do setor criativo, tais como Moda, Arte, Arquitetura e Cenografia.
O projeto tem como idealizadoras e coordenadoras, Gabriela Marcondes Schott, da G.M Gestão de Resíduos Têxteis, e Geanneti Tavares Salomon, professora do curso de graduação em Moda da UNA.
É importante observar a interdisciplinariedade fomentada pela exposição entre instituições públicas e privadas, e também o incentivo a conscientização de toda uma comunidade sobre a necessidade do uso criativo dos materiais.
A exposição envolve não só a criatividade no setor fashion, mas também questões éticas e urgentes para alcance de um equilíbrio ecológico na indústria e no planeta.
Ph: J Urias