Notícias

Museu do Amanhã: Moda e Tecnologia

Biquini feito de biotecido proveniente da Kombucha.

A moda acompanha todas as mudanças, sejam elas sociais ou internas de cada indivíduo.
E para comprovar isso, nada melhor do que falar sobre Moda e Tecnologia em uma exposição dedicada às novas criações para o setor fashion com as “wearable technologies”, impressão em 3D, corte a laser, biotecidos feitos a partir de bactérias, além das funcionalidades das peças aliadas à inovação, na exposição Interface Interlace no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro.

O intuito da mostra é levar o público a uma reflexão e nova forma de olhar a moda, com peças que além de serem sustentáveis, também são úteis a cada usuário e nos leva a repensar toda a cadeia produtiva, já que as roupas e acessórios desenvolvidos demandaram a presença também de especialistas em tecnologia, além dos próprios designers.

Exposição moda e tecnologia - museu do amanhã (3)Sapato solar massageador impresso em 3D.

A exposição traz uma moda inclusiva e preocupada com o futuro do planeta, onde você pode encontrar peças como uma bolsa multifuncional de kombucha, com sinalização noturna (ideal para ciclistas) e portas para recarregar dispositivos eletrônicos portáteis utilizando energia de captação solar.

Exposição moda e tecnologia - museu do amanhã (9)

Também traz criações onde um colar é seu acessório de segurança pessoal, como este abaixo, que ao ser acionado por um comando de voz consegue informar a familiares e amigos situações de risco, indicando a sua localização.

Exposição moda e tecnologia - museu do amanhã (16)

Uma das coisas que mais me chamou a atenção, além das peças, foi o texto “Manifesto” presente na mostra, em especial o início, que diz:
O clichê que nos desculpe, mas inovar é fundamental. Não podemos mais pensar como os outros, mas com os outros e para os outros e quanto mais improvável a ideia for, melhor!

A exposição Interface Interlace acontece até o dia 15 de novembro, de 10h às 17h (terça a domingo) no Museu do Amanhã.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *