Fashionsumerism

O que são “ODS” na Moda?

Em Setembro de 2015, em Nova York, a ONU – Organização das Nações Unidas, declarou os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS em sua agenda prevista para 2030. Nesta agenda estão sendo definidas prioridades globais para eliminar a pobreza, colocando o mundo em um caminho mais sustentável.

Neste apelo universal, a Moda ganha cenário com 4 das 17 ODS, não restando dúvidas da relevância da indústria que foi avaliada recentemente em 3 trilhões de dólares e considerada a segunda que mais polui o planeta. Afinal, quais são os objetivos de desenvolvimento sustentável à indústria da moda?

ODS 8: Emprego Digno e Crescimento Econômico:

Diretamente relacionada a uma moda consciente, a ODS n. 8 visa medidas efetivas para erradicar o trabalho forçado, a escravidão e o tráfico de pessoas, cenário este presente na Indústria da Moda atual, concedendo, assim, trabalhos decentes até 2030.

ODS 9: infra Estrutura; Industrialização e Inovação:

Construir infraestruturas resilientes; promover a industrialização inclusiva e sustentável; fomentar a inovação, modernizar as indústrias para se tornarem sustentáveis; fortalecer as pesquisas cientificas; apoio à pesquisa e outras são medidas que a presente ODS visa construir até a conclusão da Agenda.

Objetivo 12:  Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis:

Eficiência com Recursos de Energia; Criar empregos verdes (sustentáveis); conscientização sobre o consumo e prática de vidas saudáveis; reciclagem e reuso e impactos ambientais.

ODS 14: Oceanos

Visa a conservação e uso sustentável dos oceanos com o objetivo de reduzir significativamente a poluição marinha.

Algumas empresas, como a Adidas, já estão trabalhando para a diminuição dos impactos ambientais nos oceanos, como o “Projeto Parley”.

O projeto Parley, pertencente à Adidas impede que o plástico chegue aos oceanos, transformando-o em artigos esportivos de alta performance. Com o slogan “transformando ameaças em design”.

ODS 16: Sociedades Pacíficas (Justiça para Todos) – Democracia:

Redução de todas as formas de violência; fim do abuso, tortura e tráfico de crianças; promover e fazer cumprir leis e políticas não discriminatórias para o desenvolvimento sustentável, dente outras.

Que a Indústria Moda se comprometa e contribua firmemente para alcançar a Agenda rumo à transformação do nosso mundo para melhor em 2030.

Por: Paty Barbosa
Fashion Lawyer, Designer de Moda, Empresária, Ativista pelo Fashion Revolution, Articulista e praticante do Upcycling por sua marca de roupas @bymyhandsfashion.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *