Fashionsumerism

Saiba mais sobre a profissão “Fashion Buyer”

De uma forma simples e geral, quando falamos da profissão Comprador de Moda ou Fashion Buyer, diga-se de passagem, uma das áreas mais cotadas atualmente na indústria da moda, nada mais é que a pessoa responsável pela compra de produtos e materiais para uma empresa de vestuário. Este é o pensamento que nos vem em mente em primeiro plano. E que não está errado, mas um comprador diferenciado no mercado se faz por sua ética profissional que basicamente se diferencia pelo profissional que busca se aprimorar e ter conhecimento de tudo que lhe cabe para se executar bem a função que lhe é dada, e que vai de conhecimentos profundos de tecidos à conhecimento de tributação.

Se você tem resistência a números, burocracias, desembaraços, estudos, viagens não perca seu tempo! O Comprador de Moda é um profissional nada raso. Deve saber se articular em grandes reuniões com grandes fornecedores e ainda, entender sobre assuntos na Moda que geralmente não interessam muito aos Stylists e aos Designers. E que, a propósito, o “Buyer”, assim na língua inglesa, contribui de forma estreita com designers e seus representantes designados.

Com relação a parte operacional, esses profissionais tem uma longa jornada de trabalho, atuam com prazos apertados e têm todas as suas atividades orientadas para a obtenção de lucro para a empresa. Aliás, os compradores de moda são pessoas que se preocupam e são responsáveis diretos pela diminuição de custos operacionais, de logísticas e consequentemente, conforme dito acima, aumentando o Markup das varejistas.
A equipe de compra de Moda normalmente atua em grupo e são eles:

• Comprador
• Assistente do comprador
• Assistente administrativo de compras
Merchandiser
• Assistente do merchandiser
• Assistente administrativo merchandiser

Existe Glamour sim! Grandes compradores de moda viajam muito pesquisando tendências nas maiores capitais da moda, visitam showrooms, fazem compras e ganham bem por isso! Mas, já pensou na responsabilidade disso? Como por exemplo trabalhar com o lucro de uma empresa?

A moda é um segmento altamente mutável e o papel de um bom Buyer neste setor se faz primordial, que vai muito além de criatividade e talento. Exige estudo, pesquisa, liderança, eficiência, conhecimento considerável de business, organização e sangue nos olhos!

Por: Paty Barbosa
Fashion Lawyer, Designer de Moda, Empresária, Ativista pelo Fashion Revolution, Articulista e praticante do Upcycling por sua marca de roupas @bymyhandsfashion.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *