Fashionsumerism

Saiba o que é uma coleção cápsula

As marcas estão buscando cada vez mais caminhos sustentáveis na indústria e novos modelos de produção, prova disso é o que chamamos hoje de coleção cápsula. Mas, afinal, o que é isso?
“A coleção cápsula é uma mini coleção, associada a ocasiões especiais, como datas comemorativas, parcerias com estilistas e celebridades, ou personagens. Não tem nada a ver com a coleção principal e pode ter peças fora da estação, sem depender do tema da coleção principal, normalmente lançadas em lojas de fast fashion.” (Sigbol Fashion)
Apesar de não possuirmos mais as 4 estações bem definidas na moda por uma imposição do fast fashion (cerca de 52 coleções anuais), coleções principais geralmente seguem um tema, possuem uma metodologia e as peças são diretamente interligadas. E, em tese, acompanhariam as 4 estações.

Coleção cápsula – By my Hands Fashion

As cápsulas concedem uma liberdade maior à marca e ao designer responsável pelo processo criativo, pois as mesmas transitam entre uma coleção principal e outra, não limitando- se a temas e estações. Muito comum nas lojas de departamentos, as marcas Autorais, pequenas e de médio porte, além de novos designers têm adotado cada dia mais o formato de processos produtivos em torno da cápsula. É dinâmico e libertador, pois dá asas sem limitações ao processo criativo e empreendedores que estão iniciando no mercado muitas vezes não possuem investimentos ou capital de giro suficientes para criarem algo mais robusto como uma coleção principal que exige um investimento muito maior. Além disso, é uma forma de estreitar laços com clientes e manter um relacionamento linear e contínuo.

Consequências? Alavancamento de vendas. As “collabs” ou parcerias entre marcas, artistas, designers são, quase que via de regra, marcantes nas cápsulas. O que é extremamente sustentável, pois oferece oportunidades de lançar novos talentos e solidificar parcerias que podem ser eternas. O número de peças também é reduzido e tendências frequentemente estarão na pauta da coleção. Marcas slow fashion, estão cada vez mais ligando suas produções a este formato de vendas, pois, sem sombra de dúvidas são mais sustentáveis e éticas!
E você? Gosta da ideia?

Por: Paty Barbosa
Fashion Lawyer, Designer de Moda, Empresária, Ativista pelo Fashion Revolution, Articulista e praticante do Upcycling por sua marca de roupas @bymyhandsfashion.

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