Fashionsumerism

Stylist – Saiba mais sobre essa profissão

Poucos sabem verdadeiramente qual a função de um Stylist de moda, e se trata de uma profissão extremamente complexa. A primeira palavra que vem à mente ao se falar de Styling é a palavra edição. O Stylist produz e edita a moda sem interferir na personalidade da criação. São os famosos produtores de Moda, essenciais em desfiles, “Shootings” ou editoriais, além de prestarem serviços a pessoas físicas e jurídicas também.

A profissão surgiu no século XIX com a criação da revista Harper’s Bazar e naquela época o produtor de moda literalmente editava as peças e páginas de suas revistas. Hoje, trabalha com sutileza, analisando o entorno e trazendo de fora informações, ao contrário do Fashion Designer que aprofunda internamente na criação. A função deste profissional é trazer informação de fora, sem alterar a identidade da criação/ pessoa de forma imparcial e transformar algo em objeto de desejo. Profissão complexa, em que cada tempo despendido em pesquisas, cursos, buscas e conhecimento de culturas agregarão valores ao seu trabalho final.

Num editorial de Moda, por exemplo, o networking e o contato com profissionais da aérea, bem como as marcas se fazem necessários, haja vista que o Stylist criará o look completo do editorial, desde a roupa a acessórios, sapatos até cabelo e maquiagem, transformando, assim, em um objeto de desejo.

Há Stylists, como Rodrigo Polack, que trabalham exclusivamente com celebridades, atuando como Personal Stylist, levando um lado lúdico a profissão, pois ensinará um indivíduo a usar peças de N formas possíveis. O estudo, neste caso, é feito entorno de uma personalidade, temperamento e vivências de um indivíduo, agregando valores externos e ressaltando, assim, o que a pessoa tem de melhor e mostrando suas qualidade ao mundo.
Rodrigo nada mais é Stylist que de: Hugo gloss; Suzy Pires; Wanessa; Ludmila; Gaby Amarantos; Carolina Ferraz, Aline Rosa; Maria Rita; Carol Conka; Cláudia Leite.

Noutro giro, cito Márcio Banfi, Stylist de Campanhas de nada mais nada menos que a gigante C&A.

Styling é mais que roupa. É cultura, valor, desejo. Sem Stylist não há Fashion Show.

Por: Paty Barbosa
Fashion Lawyer, Designer de Moda, Empresária, Ativista pelo Fashion Revolution, Articulista e praticante do Upcycling por sua marca de roupas @bymyhandsfashion.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *