Fashionsumerism

Upcycling Fashion – Do lixo ao luxo

O que para muitos pode ser considerado lixo, para outros pode ser considerado luxo. E com o Upcycling isso se torna possível transformando resíduos têxteis em roupas novas. Mas, como?
A expressão vem do inglês, que traduzido para o português pode ser entendido como a capacidade de reaproveitar descartes, cujo destino seria o lixo, para a confecção de novos produtos sem o uso de energia.

Apesar de não ser uma prática nova, nos últimos tempos o upcycling está na moda do universo sustentável, sendo um grande estímulo às economias Criativa e Circular. A redução de resíduos que seriam despejados em aterros e a economia de matéria-prima são fatores extremamente fortes para a continuação de um planeta mais saudável, como tem feito a TerraCycle que encontra-se por aqui desde 2010. A empresa já coletou mais de 3 bilhões de resíduos em todo o planeta utilizando para criar outros produtos que em tese teriam sua matéria-prima dada como lixo.

Estima-se que só no Brasil são descartados em média 170 mil toneladas de resíduos têxteis todo ano. E inúmeras marcas estão adotando esta forma consciente de fazer com que um produto persista por mais tempo no mundo. São elas: Cavalera, Nike, Re-roupas, Comas, Acorda e By My Hands. A criação a partir de descartes tem sido uma condição fundamental para o desenvolvimento da moda atual.
No mundo, nada se perde, tudo se cria!

Por: Paty Barbosa
Fashion Lawyer, Designer de Moda, Empresária, Ativista pelo Fashion Revolution, Articulista e praticante do Upcycling por sua marca de roupas @bymyhandsfashion.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *