Fashionsumerism

Você sabe o que é Lowsumerism?

A expressão vem do inglês com a junção de duas palavras: “Low” que significa baixo com “consumerism” que significa consumismo. Na tradução literal, a expressão significa baixo consumo e com ela nasce uma nova consciência.

Já parou para refletir na forma que você consome? Na origem do que compra? Na necessidade real em adquirir algo? O movimento “Lowsumerism” que está na boca e na rotina de pessoas no mundo inteiro que estão sendo instigadas a repensar nas suas práticas de consumo, possui alguns pilares como: não agir com impulso na hora de consumir; preocupação na diminuição dos impactos ambientais e viver com o necessário.

Você seria capaz de trazer as nossas raízes para o mundo de hoje? Raízes estas quebradas lá trás com a Revolução Industrial, onde o maquinário foi introduzido nas nossas vidas e passamos a ser julgados pelo que temos e não pelo que somos.

A intenção deste novo pensamento, tão instigante, não é boicotar o consumismo, ora, vivemos num mundo capitalista, mas sim conscientizar sobre o mesmo, principalmente porque o consumismo exacerbado tem levado o ser humano ao desgaste físico, emocional e o planeta à destruição.

Sob a ótica da indústria da moda, refletimos: há necessidade de possuir 1 peça de roupa das 52 coleções anuais produzidas pela moda acelerada das lojas de departamentos? O consumo sem propósito leva a exploração de mão de obra, poluição ambiental e surgimento de doenças cada dia mais relacionadas à superficialidade e ofertas infinitas do mundo moderno.

O auto conhecimento, a preocupação com o planeta que habitamos, a capacidade de nos questionarmos, o conhecimento do que está acontecendo ao nosso redor, a preocupação com o próximo, com a origem de nossos alimentos nos instigam a um pensamento crítico, holístico e na construção de um mundo melhor. O Lowsumerism já se faz presente e uma revolução interna se faz necessária!

Por: Paty Barbosa
Fashion Lawyer, Designer de Moda, Empresária, Ativista pelo Fashion Revolution, Articulista e praticante do Upcycling por sua marca de roupas @bymyhandsfashion.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *